[White "retapu"]
[Black "apedroso"]
[Result "0-1"]
[WhiteElo "1974"]
[BlackElo "1991"]
[TimeControl "600+0"]
Nesta partida tive muitas dificuldades e cometi erros na abertura que meu adversário poderia ter aproveitado de forma decisiva, porém não o fez. Creio que o lance 15. Qd5+? foi um erro das brancas. É claro que a idéia era forçar a troca das damas e criar um ataque forte pelo centro com os dois cavalos, mas consegui realizar uma boa defesa e criar um bom contra-ataque com o lance 21. ... Nd4!. Retapu só pensou em atacar jogando 22. Re1?. Então, aproveitei o peão de graça com 22. ... Nxc2 e, se 23. Rxe7 então 23. ... Rd1+ ganhando o bispo. Ocorre que, ganhando esse peão em c2, além da vantagem adquirida, cria-se um posto avançado para meu cavalo em d4 que não pode mais ser atacado por peões. E é exatamente esse posto avançado que ganha a partida com o lance 25. ... Rc8!!. Muito bom o lance, pois cria um ataque a descoberto ao bispo em c1 apoiado em um garfo de torre que será efetuado pelo cavalo em d4. Creio que Retapu não tenha visto ou viu e percebeu que não havia mais nada a fazer. Então a partida continuou com 26. Nd5 Rxc1!! e as brancas abandonaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário